terça-feira, 4 de abril de 2017

Sistemas de RPG!!

Por Vinicius Kniphoff


O mestre disse:
-Faça um teste de resistência!
Player:
-Puts, tirei 1.
O grupo da risada e todos morrem! Hahahahaha

Sejam bem vindos todos os críticos de plantão, pra seguir bem o tema, vamos começar o primeiro artigo do nosso blog falando nada mais, nada menos, de Sistemas de RPG que existem por aí.
Provavelmente, não é a primeira vez que você parou e escutou a sigla RPG, que significa 

Role Playing Game

Sendo uma das siglas mais vistas em jogos modernos, em gêneros de jogos pesquisados, em várias plataformas, mas o objetivo aqui é falar sobre a sua origem, que todos nós amamos ou ainda não tivemos a oportunidade de conhecer, mas antes de falar sobre os sistemas que existem para esse tipo de jogo, tenho que contar um pouco de onde veio e o seu propósito.
Segundo fontes, o RPG surgiu como um Spin-off de um jogo de tabuleiro, como um jogo que daria mais “liberdade” aos jogadores, isso na década de 70, surgindo oficialmente pelo Advanced Dungeons & Dragons.
Mas enfim o que é o RPG? O RPG é um jogo aonde pessoas assumem papéis e personalidades aonde podem ser e fazer o que na sua vida pessoal não seria possível, o RPG possibilita a todos viverem em mundo e em tempos e histórias diferentes de cada realidade, sendo no futuro, no passado, ou em qualquer mundo que a mente do Mestre criar. 


O Mestre, parte chave do processo do jogo, a pessoa que assume esse “manto” fica encarregada de criar todo um mundo aonde jogadores possam viver aventuras, desde salvar uma princesa em apuros, à viagens temporais muito loucas, ou até mesmo uma conversa em uma taverna dos tempos medievais, o mestre é o responsável por administrar as ações dos jogadores e guiá-los à aventuras épicas, mas lembrem-se o mestre é um coordenador do mundo, ele não deve ser um personagem nas aventuras, porque o intuito é deixar que os players vivam as aventuras, que eles sintam que são parte do mundo, que são peças fundamentais para a história.
Mas voltando ao tema principal, os SISTEMAS, o Mundo do RPG, ao longo da história já vivenciou-se vários sistemas, qualquer um com um pouco de criatividade e conhecimento sobre esse mundo pode criar um sistema, eu mesmo já criei um sistema para me divertir com meus amigos, mas existem sempre aqueles sistemas básicos e aqui vão eles:

O Sistema D20”
(o mais conhecido):
Sistema Originado do Dungeons & Dragons, é um sistema que se pode ser adaptado para quase todos os temas, mas sempre tendo em mente, que é um sistema que privilegia mais a rolagem de dados do que a interpretação, se você busca um jogo com misturas de rolagens de dados e interpretação, fácil de entender, o sistema D20 é a melhor escolha.

O StoryTeller”
(sistema muito conhecido e na minha opinião o melhor ) :
Sistema que se baseia em cima das rolagens de um D10, e que foca na interpretação, na construção de histórias. Pra mim é a coisa mais importante dentro de um RPG, pessoas que se juntam para contar e viver histórias épicas, engraçadas, tensas, entre outras. E o Storyteller é a melhor pedida para isso, um sistema que ficou famoso pelo Mundo das Trevas, explicaremos este “mundo” em um próximo artigo, o StoryTeller com toda a certeza é um ótimo sistema para quem quer focar suas aventuras na interpretação, sendo um sistema fácil e rápido de se aprender.

O 3D&T”
(um sistema para iniciantes, para aqueles que buscam um jogo simples, com regras fáceis, e diversos livros já adaptados) :
Um sistema muito simples que foi criado primeiramente para trazer a tona temas Orientais, Animes, Mangas, Jogos de Luta, e afins, mas o que o caracteriza é a fácil adaptação e seu sistema simples, uma jogabilidade totalmente focada nos combates, muito mais do que na história. Lembrando que a velocidade, a complexidade de cada aventura depende do mestre, qualquer pessoa pode começar por qualquer sistema desde que se comprometa com a história e com o objetivo do grupo, até hoje esse sistema já teve várias edições e de vários tipos, sendo ele fácil e rápido de se criar.

Enfim, percebi que precisarei fazer um segundo artigo ou até um terceiro, quem sabe, esse assunto pode ser interessante para muitos jogadores iniciantes e mestres.
Como experiência própria o meu primeiro sistema de narração e jogatina foi o Dungeons & Dragons, um sistema que aborda uma idade medieval, aonde a magia e os dragões reinam, o que faz com que a imaginação aflore...
Bom espero que tenham gostado do artigo, e esperamos pelas próximas Rolagens feitas pelo grupo, sempre na torcida e esperança de um Crítico Positivo,
Se gostou curta, comente e compartilhe com seus amigos!
Abraço e Até Mais!

Equipe Role Crítico

Nenhum comentário:

Postar um comentário